O Departamento de Assistência Social (DAS) tem como objetivo oferecer serviços assistenciais com base nos princípios espíritas, de forma integrada e com o apoio dos demais Departamentos. O atendimento é prestado conforme as necessidades específicas de cada assistido, abrangendo aspectos materiais, educacionais, emocionais e espirituais.
O DAS conta com 54 trabalhadores voluntários e 12 funcionários, e sua estrutura é composta pelos seguintes setores:
A Creche André Luiz atua na Educação Básica - Educação Infantil, modalidade Creche. Mantida pela COBEM, foi criada para oferecer assistência em horário integral, das 7h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira, atendendo 60 crianças com idades entre 4 meses a 3 anos e 11 meses. A creche atende famílias carentes do bairro de Brotas e arredores, proporcionando cuidado, educação e quatro refeições diárias, sendo o serviço totalmente gratuito para as famílias, permitindo que os responsáveis pelas crianças possam trabalhar e garantir o sustento de suas famílias.
As crianças são distribuídas em três grupos, conforme a faixa etária:
Grupo I – 4 meses a 1 ano e 6 meses
Grupo II – 1 ano e 7 meses a 2 anos e 6 meses
Grupo III – 2 anos e 7 meses a 3 anos e 11 meses
Para a realização das atividades, contamos com 12 funcionárias remuneradas, nas seguintes funções: 1 auxiliar administrativa, 1 lavadeira, 2 serviços gerais, 2 cozinheiras, 1 professora graduada em pedagogia e 5 professoras com formação em nível médio, modalidade normal. Além disso, temos o apoio de 17 voluntárias, incluindo 1 pediatra, 1 coordenadora pedagógica, 1 auxiliar pedagógica, 1 psicóloga, 1 psicóloga infantil, 2 assistentes sociais e 10 voluntárias que atuam como cuidadoras no Grupo I.
Atualmente, a COBEM mantém uma parceria com o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que contribui exclusivamente para o custeio de diversos recursos essenciais da Creche André Luiz, como materiais, folha de pagamento e equipamentos.
Como solicitar uma vaga na creche? Os interessados em obter uma vaga devem preencher um requerimento na sede da COBEM e aguardar o contato para comparecer a uma entrevista. A avaliação será realizada com base nos seguintes critérios:
a) Renda familiar inferior a um salário-mínimo;
b) Mãe com trabalho remunerado fora do lar;
c) Pais desempregados;
d) Família numerosa, com mais de três filhos, além do candidato à vaga;
e) Avaliação das condições de vida da criança;
f) Preenchimento do requerimento de admissão.
Portanto, a Educação Infantil oferecida na Creche André Luiz se caracteriza como um espaço institucional não doméstico, constituindo um estabelecimento educacional filantrópico, que educa e cuida de crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses.
A COBEM, em exercício de seu caráter filantrópico, atende ao Grupo dos Idosos, atualmente com 80 integrantes. Eles participam de atividades sociais, culturais e recreativas, que promovem a sociabilidade e o bem-estar. O apoio e envolvimento da família são essenciais para a eficácia dessas ações.
O atendimento é destinado a idosos carentes, a partir de 60 anos, residentes no bairro de Brotas e adjacências. Além das atividades recreativas, educativas e espirituais, os idosos recebem mensalmente uma cesta básica, chamada de farnel, composta por itens não perecíveis, os quais são doados por frequentadores, simpatizantes e trabalhadores voluntários da COBEM.
Como forma de contribuir para a manutenção das obras assistenciais e filantrópicas da COBEM, o DAS mantém um Bazar para a venda dos produtos confeccionados pelo Grupo de Costura. Além disso, proporciona aos trabalhadores voluntários a oportunidade de participar de atividades de laborterapia, utilizando suas habilidades artísticas e artesanais.
Horário de funcionamento:
Segunda-feira: 13h às 16h
Terça-feira: 9h às 11h e 13h às 16h
Quarta-feira: 9h às 11h
Sexta-feira: 13h às 16h
Sábado: 14h30 às 16h30
Domingo: 9h às 11h
Com o objetivo de apoiar a manutenção das obras assistenciais e filantrópicas da COBEM, o DAS mantém um Brechó, onde são expostos e vendidos, a preços acessíveis, produtos doados pelas comunidades interna e externa. Além disso, o brechó oferece à população de baixa renda a oportunidade de adquirir vestuário e outros itens de utilidade.
Horário de funcionamento:
Segunda feira: 13h às 16h
Quarta-feira: 8h30 às 11h
Sexta-feira: 13h às 16h
O Grupo de Costura, composto por trabalhadores voluntários da Casa, é responsável pela confecção de produtos comercializados no Bazar, que contribuem para a manutenção das obras assistenciais e filantrópicas da COBEM.
A cantina permanece aberta durante o horário administrativo da casa.
Doe alimentos não-perecíveis na sede da COBEM. As doações são recebidas de segunda a sábado, das 8h às 17h. E também aos domingos, das 8h às 12h.